Como funciona uma estação de recarga de veículos elétricos?
- motheengcomercial
- 2 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de mar.
Os veículos elétricos e híbridos já são uma realidade. Mais sustentáveis, econômicos e eficientes que os carros com motor de combustão interna, carros elétricos, motocicletas, ônibus e caminhões – e outros veículos – representam um segmento cada vez mais importante do mercado automotivo. E, para consolidar a mobilidade elétrica no Brasil e no mundo, é preciso criar uma infraestrutura de pontos de recarga para abastecer esses veículos e disponibilizar uma ampla gama de postos de recarga para veículos elétricos.

Qualquer posto de carregamento que permita recarregar a bateria de um veículo elétrico é uma estação de recarga, incluindo os pontos de carregamento residenciais (onde os utilizadores podem carregar o seu automóvel na própria casa ou na garagem do condomínio), para além de outros tipos de estações privadas (por exemplo, como carregadores exclusivos para funcionários da empresa) e várias opções de carregamento público (que pode ou não ser carregado, seja em postos de recarga ou instalação de carregadores em estacionamentos comerciais).
Tipos de estações de recargas de veículos elétricos
Estação de recarga residencial
Estação de recarga em condomínio
Estação de recarga para uso comercial
Estação de recarga para uso coorporativo
Os 4 tipos de estações não diferem no sentido de funcionamento, apenas para o uso projetado. Dentro desses tipos, temos os carregadores que são do tipo rápido e do tipo "lento". As estações de recarga do tipo rápidas são geralmente as que já fazem a conversão de energia CA para energia CC, e injetam essa energia diretamente na bateria do veículo. Já as recargas do tipo "lenta" são as estações de recarga convencionais, as que injetam a potência CA diretamente no veículo elétrico, e um módulo de conversão presente no carro faz a conversão para a bateria.
Por mais que se difiram entre carregadores rápidos e lentos, os carregadores convencionais podem levar cerca de 1 hora até 12 horas para carregar por completo o banco de baterias de um carro elétrico. Lembrando que o período de horas varia de carro para carro e conforme maior a potência da estação de recarga, menor o tempo. Já os carregadores mais rápidos, podem levar cerca de 20 à 40 minutos para atingir a carga total de um banco de baterias. Entretanto, o uso contínuo desse modo de recarga rápida afeta os níveis de tensão do banco de baterias do veículo, reduzindo a sua vida útil.

Gostou do conteúdo??? Siga-nos nas redes sociais agora mesmo! Tem interesse em algum dos nosso projetos??? Clique aqui
Comentários